Apresentação
SOMANDO ESFORÇOS PARA MULTIPLICAR RESULTADOS !
Entre estas estratégias, no comércio de nossa Cidade, está a conscientização do espírito de coletividade e interações da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro e do quase centenário SPC- Serviço de Proteção ao Crédito ( operado, na Cidade, com exclusividade, pela nossa entidade), com sua capilaridade, sendo o maior banco de dados cadastrais da América Latina, a defesa intransigente dos interesses do comerciante carioca no aperfeiçoamento das relações de consumo, tendo o consumidor como aliado no processo.
Nesta conscientização a interação é fundamental e o CONSUMIDOR fator de integração, somando esforços e atitudes para o incentivo e fomento do comércio. Transformando o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito em instrumento eficaz no aperfeiçoamento das relações de consumo, sem contudo esquecer a necessidade de humanização do sistema, para que o CONSUMIDOR tenha na Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro uma parceira para a negociação de seus débitos junto ao comércio , recuperação do crédito e do bom nome do CONSUMIDOR demonstrará ao consumidor carioca o real prestígio e preocupação permanente das empresas associadas a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro com o mesmo.
Neste objetivo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, com serviços, convênios e benefícios ao empresariado carioca, É CONSIDERADA A MAIS AMPLA E COMPLETA CONSULTORIA PARA O CRESCIMENTO DE EMPRESAS, na Capital Fluminense, além da mais ampla representação dos pequenos e médios empresários cariocas, além das grandes redes do varejo, usuárias do SPC. Isso confere a mesma, real importância no contexto de informação socio-econômica de nossa Cidade.
Tendo sua Diretoria e Time de colaboradores, liderado e Coordenado pelo Presidente e empresário Carlos Monjardim, esse trabalho recebe um entusiasmo e incentivo diferenciado.
Quem é Carlos Monjardim?
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Nascido em 28/06/1965, natural da Cidade do Rio de Janeiro, apesar de ser de família capixaba, e tendo passado sua infância em Juiz de Fora, nas Minas Gerais, o carioca Carlos Henrique Silva Monjardim da Fonseca, comumente conhecido apenas por Carlos Monjardim, cursou as Letras Juridicas na antiga Faculdades Integradas Estácio de Sá, no seu tradicional Campus do Rio Comprido, hoje Universidade Estácio de Sá, diplomado pela ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, entre outros.
Desde Jovem destacou-se em diversas atividades, demonstrando liderança e empreendedorismo, tendo sido o primeiro Presidente Nacional (Mestre Conselheiro Nacional) da Ordem DeMolay, organização juvenil mundial sob o patrocínio da Maçonaria, tendo aplicado os anos dourados de sua adolescência ao viajar, expandir e colaborar na expansão da Organização em todo o território nacional. Começou a trabalhar cedo, tendo sua carteira de trabalho assinada, como primeiro emprego, numa oficina mecânica pertencente a sua família.
Posteriormente, com fácil poder de articulação, liderança, iniciativa, foi convidado a assessorar o ex-Vereador carioca Alberto Garcia, a época Líder do PDT – Partido Democrático Trabalhista e em seguida seu Chefe de Gabinete durante todo o seu mandato. Alguns anos depois, convidado a Chefiar o Gabinete da atriz e ex-Vereadora carioca Neuza Amaral, a época Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Terminado o mandato de Neuza Amaral, eleito em seu primeiro mandato, o então Prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM) o convidou a integrar a Assessoria Especial do Gabinete do Prefeito da Cidade da Cidade do Rio de Janeiro, cargo que também ocupou em outro mandato de Cesar Maia, como Prefeito.
Com hábil fala e articulação, vontade de empreender, virou comerciante com Loja de Congelados no bairro da Tijuca e em seguida empresário em outros seguimentos, na área de marketing e comunicação, como dono do tradicional Jornal de Ipanema (fundado pelo saudoso Mário Peixoto), jornal de bairro mais antigo do Rio, por ele soerguido, proprietário de empresas de Comunicação e de empresas atuantes no ramo de crédito consignado, assessoria em cobranças, e outras. Sua liderança despontou, levando os comerciantes de Ipanema ao sufragarem o seu nome como Presidente da antiga ACIPANEMA – Associação Comercial de Ipanema e Adjacências, hoje ACIPLE – Associação Comercial e Empresarial de Ipanema, cargo para o qual tem sido reeleito por consecutivas oportunidades. Sua atuação e dedicação ao bairro de Ipanema levou a Comunidade local a o elegerem Vice-Presidente da AMAI – Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema e posteriormente seu também Presidente. O seu trabalho a favor do comércio, das causas do comércio e dos comerciantes, chamou a atenção da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, detentora da marca e operação, a nível nacional, do tradicional SPC – SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO. Assim, no ano de 2004, por iniciativa da CNDL, para cumprir novas estratégias da operação do SPC na Capital carioca, foi criada a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, hoje a operadora exclusiva do tradicional SPC, na capital carioca. O tempo passou e o trabalho de Carlos Monjardim continuou a prosperar e frutificar, sempre na defesa do varejo carioca.
Com espirito sempre fraterno, no sentido de “SOMAR ESFORÇOS PARA MULTIPLICAR RESULTADOS”, lema que gosta de utilizar, Monjardim não tem nenhuma vaidade de Entidade e a parceria com outras Entidades de Defesa do Setor Produtivo tem a sua atenção permanente. Tendo também já sido Diretor de Comunicação da própria CNDL, foi reeleito como Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade do Rio de Janeiro (CDL CARIOCA) e sufragado pelos demais Presidentes das CDL´s de outros Municipios Fluminenses, nas eleições da Federação Estadual, como um dos Vice-Presidentes da Federação das CDL´s do Estado do Rio de Janeiro, em gestão anterior. Atualmente Diretor Distrital da Federação Estadual ( representando os votos da Região Metropolitana da Capital Fluminense da Assembleia da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) também é o Diretor de Expansão e Solidificação do Movimento Lojista, no Estado do RJ. Todos cargos voluntários e sem remuneração, que exerce para ajudar o fomento do Desenvolvimento Econômico do Estado e da Cidade Maravilhosa. Carlos Monjardim, já é reconhecido pelo Poder Público da Cidade do Rio de Janeiro, por sua Câmara de Vereadores como Cidadão Benemérito da Cidade e ainda possui a Medalha do Mérito Pedro Ernesto, mais alta comenda de nossa Cidade. Ambas as honrarias votadas e aprovadas pela unanimidade dos Vereadores cariocas.
É Detentor da Medalha Marechal Rondon, da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, recebida em recente visita a Cuiabá, onde também foi agraciado com Moção pela Câmara Municipal de Cuiabá, pelo seu histórico dedicado à Juventude brasileira. Não obstante, o trabalho e influência positiva de Carlos Monjardim, como Líder e Dirigente de Classe empresarial, ultrapassa os limites da Cidade do Rio de Janeiro.
Convidado pelo Governo do Estado, passou também a integrar, em Governos Anteriores, o FOMEP – Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro que, junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, se reúne e opinava sobre as políticas públicas, no Estado, voltadas as micro e pequenas empresas. Respeitado, sempre recebido pelos Secretários de Estado, Deputados e Governo do Estado, teve atuação importante no convencimento de todos os Deputados Estaduais que revogaram a antiga Taxa Fazendária, que iria onerar todos os comerciantes do Estado, de forma injusta. Atualmente, a presença de Carlos Monjardim passou a ser constante junto ao Parlamento Estadual, Lideranças, Deputados e Comissões. Acompanhando de perto assuntos que podem causar impactos à Economia, aos consumidores e aos comerciantes fluminenses. Na última legislatura da ALERJ, recebeu a MEDALHA DO MÉRITO JOSÉ DE ALENCAR da Assembleia Legislativa, por sua destacada atuação junto às Políticas de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, principalmente pela atuação junto ao Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Varejo.
Com abordagem sempre gentil, didática e diligente do empresário Carlos Monjardim, como Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro e do tradicional SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, na Capital fluminense, tem contribuído de forma positiva ao debate elucidação e, muitas vezes na mudança do conceito e convencimento de parlamentares sobre iniciativas legislativas em tramitação, que afetem o seguimento produtivo, comércio e consumidores do Estado. Em 2023 foi homenageado e recebeu o DIPLOMA DE PERSONALIDADE DO ANO DA ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá , pela contribuição ao comércio e Industrias
locais.
CONSELHEIRO DA CIDADE: Por derradeiro, ainda como mais um reconhecimento, recentemente, recebeu o convite do Prefeito Eduardo Paes para integrar o CONSELHO DA CIDADE, como um dos seus mais novos Conselheiros.
Criado em 2012 com o propósito de revisar e acompanhar o desenvolvimento e implantação do Plano Estratégico, o Conselho da Cidade foi inicialmente composto por 150 cidadãos cariocas, por naturalidade ou por opção, que possuem destaque em nossa cidade por sua atuação pessoal ou profissional. Monjardim agora é um desses
destacados cidadãos cariocas.
Histórico
Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro
Em fevereiro de 2004 a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro nasceu com a proposta de representar os lojistas no âmbito da Cidade do Rio de Janeiro, de forma mais abrangente e capilarizada, democratizando os seus serviços e atuação, em perfeita harmonia e sintonia com o Sistema Nacional das CDL´s , no sentido de incentivar e promover o Movimento Lojista, uma vez que não existia até então nenhuma Câmara de Dirigentes Lojistas em nossa Cidade.
Em 19/02/2004 a CNDL - Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas emitiu os certificados de filiação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, confirmando todas as suas prerrogativas estatutárias como novo ente do sistema CNDL , assim como a senha de DASPC criando e autorizando o SPC Rio.
Nesse objetivo, muitos dos integrantes da diretoria de nossaCâmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, são também presidentes de Associações Comerciais tradicionais, com História e atuação consagrada nos mais diversos bairros da Cidade, trazendo para a nova Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro este prestígio, incentivo e capilaridade ao Movimento Lojista, possibilitando uma maior aproximação e fraternidade entre os Sistemas CNDL e CACB.
Soma-se a este contingente humano empresários respeitáveis nos mais diversos seguimentos da vida empresarial carioca.
No momento, existem cerca de 1.100 CDL´s em todo o país e 40 no Estado do Rio de Janeiro, federadas a FCDL - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro, sendo esta última filiada à CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. A perspectiva é que estes números cresçam nos próximos anos, fortalecendo o Sistema CNDL e nossa Federação Estadual.
Uma CDL é formada de empresas associadas que se reúnem regularmente para, em conjunto, deliberar sobre providências, ações, estudos, estratégias, troca de idéias e de informações, visando desenvolver e aprimorar a atividade lojista.
Administrando ainda o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito e outros serviços básicos e necessários à atividade lojista, a entidade pretende também atuar como facilitadora na recuperação do crédito das empresas cariocas associadas, assim como na recuperação do bom nome do consumidor, zelando pelo aprimoramento constante das relações de consumo.
Os benefícios da atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro não se restringem aos seus associados, mas a toda a comunidade; pois na medida em que a entidade participa da melhoria do nível comercial, defendendo os interesses da livre iniciativa, traz resultados positivos não só aos seus associados, mas principalmente para o consumidor.
De acordo com o Presidente Carlos Monjardim, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, é uma parceira permanente e irmanada às CDL´s do interior , a Federação das CDL´s do Estado do Rio de Janeiro e a CNDL.
Entende ele que a entidade não é um ente apenas do Sistema, mas a grande responsabilidade de ser a Câmara do Sistema CNDL na Capital a transforma na casa dos Presidentes do Interior, que terão assento, o respeito, o carinho fraterno para o compartilhamento de idéias e informações que objetivem o crescimento e fortalecimento do Sistema como um todo.
Neste pensamento , a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, em todas as suas iniciativas, conquistas e novos convênios, sempre trabalhará no sentido de estender, via Federação, todos os benefícios e conquistas a todos os Presidentes do interior, que desejem expandir os mesmos as suas CDL´s locais.
A quantidade de empresas que se filia mensalmente à Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, desde a sua criação, demonstra claramente a credibilidade e oxigenação que a entidade veio trazer ao Sistema CNDL, com força, atitude, prestígio e capilaridade.
Diretoria
Carlos Monjardim
Presidente
Mensagem do Presidente
Tempo de mudança e Construção !
Carlos Monjardim
Hino da Nação Lojista
Marca Registrada - SPC
SPC Jud Antigo
Amazonas foi o primeiro Estado da Federação a ter acesso ao novo SPC Jud, onde o SPC BRASIL LANÇA FERRAMENTA para dar acesso ao Judiciário, sem ônus e com celeridade, à Base de dados do SPC BRASIL , o maior Banco de Dados da América Latina.
O Estado do Rio de Janeiro será o segundo Estado, considerando os esforços e dinamismo da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro | www.spcrio.com , operadora exclusiva do SPC BRASIL , na Capital Fluminense.
A Câmara de Dirigentes Lojista de Manaus (CDL Manaus) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), firmaram parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para utilização do SPC JUD, uma plataforma que dará acesso ao banco de dados do SPC Brasil. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (09/07/2021), na sede da entidade.
Estiveram presentes presencialmente na celebração da parceria, o desembargador do TJAM, Délcio Santos; o titular da 8ª Vara da Família, Juiz de Direito Gildo Santos; o Titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, Juiz de Direito Ronnie Frank Torres Stone; o Titular da 2ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho, Juiz de Direito Roberto Taketomi e o Secretário-Geral de Administração, Chrystiano Silva. O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro participou por teleconferência e explicou juntamente com a assistente jurídica do SPC Brasil, Dra. Aline Todero, as funcionalidades e benefícios da ferramenta.
A vice-presidente do TJAM, Dra. Carla Maria Santos também participou por teleconferência e agradeceu ao presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag e ao presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro pela iniciativa. “Esta ferramenta vai nos ajudar na localização de pessoas, dando agilidade na resolução de processos”, disse.
O SPC Jud irá agilizar o andamento dos processos dentro do Poder Judiciário, pois permitirá que os profissionais de justiça interajam com a base de dados do SPC Brasil com mais agilidade e menos burocracia. O sistema será usado em primeira mão pelo Estado do Amazonas e posteriormente disponibilizado para todo Brasil.
De acordo com o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o SPC Jud foi concebido especificamente para atender o Poder Judiciário. “A plataforma foi desenhada pelo SPC Brasil para atender as necessidades do Judiciário, o acesso será gratuito e eles poderão agilizar o andamento de processos com menor custo. Com o SPC Jud eles poderão encontrar as pessoas que muitas das vezes precisam ser intimadas, até mesmo como testemunhas, vão poder fazer a inclusão e exclusão dos próprios registros. A ferramenta inovadora trará velocidade, segurança, economia, facilidade e autonomia ao poder judiciário”, destacou Assayag.
Segundo o desembargador do TJAM, Délcio Santos, a parceria traz mais agilidade nos trâmites dos processos. “Essa é uma ferramenta que irá beneficiar muito os trabalhos do Tribunal, abrangendo todo o Território Nacional, desburocratizando o sistema e facilitando a localização das pessoas, além de diminuir o número de processos acumulados nos tribunais”, afirmou o desembargador.
O titular da 8ª Vara da Família, Juiz de Direito Gildo Santos enfatizou a relevância da parceria com SPC Brasil com intermédio da CDL Manaus. “É de suma importância para a sociedade, visto que vai encontrar com mais rapidez as pessoas, principalmente se tratando de pensão alimentícia, com o tribunal sendo autorizado a fazer a inclusão do nome daquele pai que não pagou as parcelas devidas, com três débitos, além de poder ser preso, a pessoa ainda vai ter seu nome com restrição no banco de dados do SPC, ficando impossibilitado de realizar compras parceladas no mercado nacional”, disse Gildo.
O Titular da 2ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho, Juiz de Direito Roberto Taketomi, destacou os benefícios que essa parceria traz para o poder judiciário. “Muitos processos ficam parados por falta informações, e com os dados do SPC Brasil, que é em nível nacional, todos os tribunais vão ter condições de acionar esse centro de informações e colher todas as partes necessárias para dar prosseguimento nos processos pendentes, é uma parceria que com certeza vai dar certo e a CDL Manaus e está de parabéns, por esta iniciativa em benefício da sociedade.
O Titular da 2ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho, Juiz de Direito Roberto Taketomi, disse que a cooperação interinstitucional irá aprimorar o funcionamento da justiça. “A busca por possíveis partes do processo, bem como o cadastro de inadimplentes dará mais eficiência rapidez e a consequente qualidade do serviço do poder judiciário”, afirmou Taketomi.
Ralph Assayag explicou que a parceria com TJAM será contínua. “Nossa pretensão é que no ano que vem nós possamos junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas fazer a inscrição para concorrer ao Prêmio Inovare para mostrarmos para o Brasil que também fazemos parte da redução de burocracia e colaboramos com o Judiciário”, enfatizou.
No mesmo compasso, segue o Presidente Carlos Monjardim , da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro | www.spcrio.com , trabalhando para que o SPC BRASIL , seja um parceiro cada vez mais eficaz , para os empresários, consumidores e para o Juciário, contribuindo com isso no Fomento da Economia do Estado e da Capital Carioca.